Brasília

A Semana Pensamento Criativo compreende 4 dias de palestras e debates realizados ao longo da semana, de terça à sexta-feira, das 19h às 22h30 e uma oficina realizado no sábado e domingo. As palestras têm 3 horas de duração, e a oficina tem carga horária de 10 horas, conforme o cronograma previsto:

Dia 1
25 de setembro (terça-feira)
19h às 22h

Palestra

 

com Sara Ramo e Peter Pál Pelbart

Na terça-feira, a artista visual Sara Ramo trata, a partir do processo de criação de trabalhos recentes e sua trajetória, investigando o momento em que os objetos param de fazer sentido na vida das pessoas para criar situações em que a calma e a ordem se perdem, e o mundo parece em pane. O filósofo Peter Pál Pelbart aborda o tema da criação ficcional e sobre como esses processos podem ser pensados como possibilidades de invenção, movimentos de resistência, com forças do presente.

Dia 2
26 de setembro (quarta-feira)
19h às 22h

Palestra

 

com Zéh Palito e Marta Bogéa

Na quarta-feira, iniciamos a noite com Danilo Omwisye, o Zéh Palito, que forma com Rimón Guimarães o Cosmic Boys, projeto em que desenvolveram graffitis e murais junto à comunidade, de Gâmbia à Síria, Amazônia, Coreia do Sul, bairros de Belo Horizonte em Minas Gerais, entre muitos outros locais. O diálogo se dá com Marta Bogéa, arquiteta que traz uma discussão a partir de suas pesquisas em arte e arquitetura, a vivência da cidade, as migrações e as condições de moradia no mundo.

Dia 3
27 de setembro (quinta-feira)
19h às 22h

Palestra

 

com Jonathas de Andrade e Clarissa Diniz

Na quinta-feira, 27, o artista pernambucano Jonathas de Andrade fala sobre seu processo criativo e o caminho das reflexões que o movem e motivam a produzir seu trabalho em fotografia, vídeo e performance. Ao lado dele, a curadora e pesquisadora Clarissa Diniz fala de sua pesquisa sobre a questão racial, o mito da democracia racial brasileira e a representação nas artes visuais.

Dia 4
28 de setembro (sexta-feira)
19h às 22h

Palestra

 

com Edson Luiz de Sousa e Virginia de Medeiros

O ciclo de palestras se encerra na sexta-feira, 28, com a artista Virginia de Medeiros, que conversa sobre seus trabalhos mais recentes, que desconstroem representações sociais excludentes e que agora se voltam a mulheres trabalhadoras domésticas, que dividem suas vidas privadas – afazeres do lar, filhos e empregos – com a luta pela habitação. Logo seguimos com a presença do psicanalista Edson Luiz de Souza, que fala da arte como ferramenta para abrir espaços para o pensamento utópico. Para Sousa, todo ato de criação é um ato utópico, que pode desenhar um horizonte de sonhos que desperte em nós o desejo de construir novas formas para o pensamento e para a vida.

Dia 5
 
 

Dia 6
 
 

Oficina

OFICINA DE AUTO-PUBLICAÇÃO

com Lucas Gehre e Neno

O quadrinista e artista plástico Lucas Gehre e o designer Neno desenvolvem em uma atividade coletiva um projeto de publicação para ser impresso, montado e distribuído entre os participantes ao final da oficina. Com a discussão compreende-se particularidades de se autopublicar e exercita-se a etapa de produção e reflexão sobre acabamento, viabilidade técnica, noções de design básicas e distribuição do material.